quinta-feira, 22 de abril de 2010

A Buchada de Bode


Depois de tanto tempo sem postar nada aqui no "Eita Nordestino!", nada melhor que publicar algo que desperte a "fome" dos leitores que tanto gostam das comidas típicas do Nordeste.

A decisão de voltar ao blog falando logo de comida foi através de uma pesquisa realizada entre meus seguidores no Twitter. Daí então, resolvi falar sobre a “Buchada de Bode”.

Já experimentaram? Sabem como é preparada? A primeira vez que experimentei foi quando estive na terra do maior e melhor são joão do Brasil - Campina Grande. Achei muito saboroso!

Mas vamos deixar de "conversa fiada" e falar logo sobre esse prato tão exótico!

A buchada de bode é feita com miúdos de: rins, figado e vísceras do bode lavadas, aferventadas, cortadas, temperadas e cozidas dentro de um "bucho" feito com o próprio estômago do animal.

O mais interessante é que apesar de ser um prato típico da região nordestina, vocês sabiam que o termo "buchada de bode" foi inventado nas regiões Sul e Sudeste do país? Isso mesmo! Porque na verdade, no Nordeste, não é usual fazer buchada de outro animal que não seja o bode. Assim, a iguaria na região arretada é chamada simplesmente de "buchada".

Quer saber todos os ingredientes e como se preparada uma autêntica buchada de bode? Então vamos lá!

A receita a seguir foi retirada do site www.soreceitas.com.

Ingredientes:

Vísceras de 1 cabrito (bucho, tripas, fígado e rins)
4 limões grandes
Sal e pimenta-do-reino a gosto
3 dentes de alho esmagados
4 cebolas picadas
1 maço de cheiro verde picado
2 folhas de louro picadas
2 ramos de hortelã picados
1 xícara (chá) de vinagre
2 colheres (sopa) de azeite
200g de toucinho fresco picado
Sangue coagulado do cabrito


Modo de preparado:

Primeiramente, para realizar a receita de buchada de bode, limpe bem todas as vísceras, retirando a cartilagem e o sebo. Limpe o bucho, lavando-o várias vezes e esfregando o limão por dentro e por fora. Deixe-o de molho em água fria com o suco de 1 limão por pelo menos 5 horas. Pique em tirinhas as tripas e demais vísceras. Tempere-as com sal, pimenta-do-reino, alho, cebola, cheiro verde, louro e hortelã. Junte o vinagre e deixe tomar gosto.

Aqueça o azeite e coloque nele o toucinho. Deixe em fogo baixo até derreter bem o toucinho, formando torresmos. Retire os torresmos e na gordura que se formou refogue todas as vísceras. Junte o sangue coagulado já picado e retire do fogo.

Retire o bucho do molho de limão, afervente-o inteiro e jogue fora a água. Coloque o refogado de vísceras juntamente com os torresmos no interior do bucho e costure-o com agulha e linha. Leve ao fogo uma panela com bastante água e sal e deixe ferver. Coloque nela o bucho e deixe cozinhar em fogo brando durante no mínimo 4 horas

Vá juntando mais água fervente à medida que for necessário.
Servir com molho de pimenta forte e farinha de mandioca crua.



Dica:

Servir com pirão e arroz branco.

Ah! Há quem diga que o prato é mais saboroso se acompanhado por uma pequena dose de aguardente!

3 comentários:

  1. etaa, onde encontro este prato? FOMEE

    ResponderExcluir
  2. EU ESTOU COM MUITA VONTADE DE COMER UMA BUCHADA
    DORACILDA-LIMA@BOL.COM.BR

    ResponderExcluir
  3. Aiii não, ô meu Deus, ô saudade, adorooo demais!!!
    Pena que aqui no MT é tão difícil. Alias, é difícil encontrar e alguém saiba fazer é mais ainda kkkk. Mas carneiro eu como sempre, toda semana rsss, e com tempero baiano.
    Acredita que quando eu estava grávida eu tive desejo de comer acarajé, dai não tive saída, comprei os ingredientes (na fácil encontra-los) e mandei brasa. Fiz e ficou perfeito, imagina, eu nunca tinha pensado em fazer acarajé, nem sabia por onde começava. Mas com uma boa pesquisa, achei a receita da Dinha e ficou perfeito, melhor do que muitos lugares ai na Bahia. Agora eu digo, uma boa baiana tem que saber fazer um acarajé quando se está distante da terrinha rsss.
    Ps: claro que não ficou como o da Dinha, apesar da receita está assinada pro ela, a maneira de fazer sempre muda, no caso dela é mais do que especial kkkk
    bjos

    ResponderExcluir